30 de maio de 2011

Luz, lixo e ação


Timothy “Tim Nobre (nascido em 1966) e Susan “Sue” Webester (1967)
São dois artistas britânicos que desenvolveram uma técnica de arte muito interessante e original: Suas esculturas e instalação são desenvolvidas a partir do lixo.
Há quem divida o trabalho dos artistas em "Light Works" e "Shadow Works", embora Webster não os veja totalmente separados. Ela diz:
"Mantivemos os dois lados que vão juntos. Há dois lados para o trabalho o lado brilhante e o lado escuro. Isso reflete as duas personalidades dentro de nós.”
O mais conhecido dos seus trabalhos são: As Esculturas Shadow que incorporam diversos materiais, incluindo lixo doméstico, animais, sucata e taxidermia. Ao brilhar a luz sobre esses conjuntos são transformados em sombras perfis altamente precisos dos artistas.
Sua primeira escultura sombra, "Miss e Mr Compreendido Meanor, 1997 (à direita), veio à existência através da experimentação com o conjunto de itens pessoais e lixo doméstico. As silhuetas são formadas por luzes que brilham em montes de lixo, que inclui óculos quebrados e distintivos de bandas de rock. Neste trabalho em particular dos artistas as cabeça são cortadas e empalhadas em estacas.
Sua segunda grande escultura, "Dirty White Trash (com gaivotas)”, 1998 expandiu as inovações de" Miss e Mr Compreendido Meanor.  Este trabalho é composto de um novo tipo de auto-retrato, esculpidos em seis meses segundo os artistas , lixo os restos de tudo o que precisavam para sobreviver durante o tempo que levou para fazer o trabalho. A única fonte de luz ilumina a pilha de lixo, assim, lançar um retrato na sombra, o que contrasta com os materiais usados ​​para criá-lo, os artistas encostados uns aos outros, volta para trás, desfrutando de um copo de vinho e um cigarro. 

É uma dupla criativa e polêmica: Em setembro de 2000, eles foram convidados a participar da exposição “Apocalipse: a beleza e o horror” na Academia Real de Arte Contemporânea. Para isso, eles apresentaram "os indesejáveis", que compreende uma montanha de detritos recolhidos e Tim e Sue fora de casa com uma imagem da sombra dos artistas pairando acima. O surgimento de uma imensa pilha de lixo dentro da Academia Real foi intencionalmente radical e chocante, criado para contestar os pressupostos telespectadores sobre a arte.
Em 2006, uma exposição de seus trabalhos foi realizada no Museu Freud, intitulado polimorfa perversa '. "Black Narcissus", 
uma escultura feita de silicone preto com moldes de dedos Webster e pênis Noble em vários estados de excitação, foi colocado em Sigmund Freud estudio "ao lado de um busto do próprio Freud ,quando a escultura é iluminada lançar um retrato duplo do perfil dos artistas, ilustrando como a sexualidade influencia nossa percepção da realidade e reflete a sexualidade que Freud descobriu no centro da vida humana. Outro trabalho, "Scarlett", de 2006 foi uma mesa de trabalho ", na qual inúmeros bizarro brinquedos mecânicos estão trabalhando e aparentemente em vias de ser feita num cenário de pesadelo reprimida e fantasias sexuais

Sim eles são demais, e o que me chamou a atenção foi à vida que aquela aparente pilha amorfa de inutilidade ganha ao receber a iluminação devida.
Acho que a vida é assim algumas coisas que julgamos ser lixo só precisa da luz dos nossos olhos para ter seu real valor

Um comentário:

  1. Uma das frases mais bonitas que vi nos últimos anos: "Acho que a vida é assim algumas coisas que julgamos ser lixo só precisa da luz dos nossos olhos para ter seu real valor".
    Sensacional!
    ABBÇão
    MarGGa

    ResponderExcluir