28 de maio de 2011

A escassez


Quando você bebe um copo d’água você usará outros dois ou três pra lavar esse mesmo copo, mas isso é só um detalhe que ninguém nota, por aparentemente ser um recurso natural farto tem-se a idéia de que se pode usar desregradamente que isso não causara problemas. Primeiro, a água doce não é um recurso natural farto: Apesar de aproximadamente 70% de superfície terrestre encontra-se coberta por água, temo os seguintes fatos: De toda água existente no planeta; 97,5% é salgada e apenas 2,5% é doce. Grande parte dessa água doce encontra-se em geleiras ou em regiões subterrâneas: aqüíferos (difícil acesso). Somente o, 4% de água doce é encontrada em rios, lagos e na atmosfera, portanto de fácil acesso ao consumo humano.
Para você entender melhor, imagine uma piscina com capacidade de 1000 litros: 975 litros seriam de água salgada e somente 25 litros de água doce. Destes, apenas 100 ml (quantidade igual a um copo americano) estariam disponíveis para consumo, então isso significa que realmente a água doce não é um recurso natural farto. E sim, o desperdício causa problemas, causa prejuízos, já existem pessoas no Brasil e no mundo sofrendo com a falta d’água. Na África tem pessoas vivendo com menos de um litro de água por dia, como se vive com menos de um litro de água pro dia?Só nossas descargas gastam em média 6 litros cada vez que é utilizada. Olhe a discrepância: Enquanto em Namíbia, as pessoas têm menos de um litro de água por dia, um europeu consome entre 200 e 300litros, e um norte-americano, 575 (50 litros só nas descargas).
Então a água está distribuída pelo planeta de forma desigual:
A maioria da água doce de fácil acesso encontra-se em nove países, enquanto o resto do mundo sofre com a escassez. Ou seja, uma minoria de pessoas estão consumindo (e até esbanjando) a maior parte da água existente no planeta enquanto pra nada menos que  1,4 bilhão de pessoas a água é insuficiente; e para 2 bilhões ela não é tratada.
Brasil, Rússia, China e Canadá são os maiores detentores de água do planeta.
 Kuwait, Israel, Jordânia, Arábia Saudita e Iraque, na Ásia; Líbia, Argélia, Etiópia e Cabo Verde, na África; Hungria, França, Espanha e Bélgica, na Europa; e México e Estados Unidos, na América do Norte, são exemplos de países do planeta que enfrentam situações de escassez de água.
Mas nos vivemos no país das águas temos a maior reserva de água doce da Terra, mas mesmo aqui no Brasil a água esta mal dividida: a maioria da nossa água encontra-se em regiões com poucos habitantes e nas cidades onde se encontra a maioria da população a água há uma relativa escassez. Mas estamos no Brasil o país com a maior bacia fluvial do mundo, como pode isso?Vai saber, estamos no Brasil, tudo é possível.
Eu mesma já sofri com a falta d’água sei o que é ficar acordada na madrugada pegando água na vizinha, de ter água estocada em recipientes porque a água simplesmente não subia para a caixa, é eu sei o que é escassez de água não a ponto de imaginar como deve ser a vida dos africanos com um litro de água por dia, mas o suficiente pra me fazer valorizar e poupar esse bem tão precioso e por aqui tão banal.
Acho que quando aprendemos na escola que o Brasil é o país que mais tem água no mundo, que possui a maior bacia fluvial do mundo, que é fartamente regado por chuvas e que tem os dois dos maiores aqüíferos mundiais fica subentendido que a água nunca vai faltar, tá que não falte,sejamos pessoas racionais usando moderadamente todos os bens que temos inclusive os recursos naturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário