24 de maio de 2011

Desperdício


Desperdício faz parte de todos os sistemas naturais, mas é potencializado pela atividade humana. Desperdiçar é o mesmo que não utilizar, ou subaproveitar, recursos disponíveis e mobilizados para uma determinada atividade.
A partir do século XIX (época em que se deu a Revolução Industrial) o desperdício passou a ser maior a provocar mais impacto, alterando pra sempre o equilíbrio natural, conseqüência da grande quantidade de materiais e energia desperdiçados durante a produção industrial. Também se pode citar a produção massiva de materiais não reutilizáveis.
Os desperdícios da atividade humana podem agrupar-se em diferentes categorias:
- Desperdício de energia: consumo exagerado de energia, acima das necessidades reais. Por exemplo: sua TV não precisa ficar ligada 24 horas, muito menos seu computador .
-Desperdício de materiais: A utilização banal dos materiais acaba gerando uma enorme quantidade de desperdício. Um bom exemplo é a utilização excessiva desses materiais (papel, plástico, espuma, etc.) em certas embalagens, (às vezes eu perco a fome antes de encontrar o maldito biscoito naquelas embalagens cheia de fru fru).
-Desperdício de espaço: A destruição de áreas verdes para construção de shopping ou algo do gênero, já temos o bastante, chaga.
-Desperdício de recursos: O uso desregrado de nossos recursos naturais tais como água, minerais, etc. Temos como exemplo o desperdício da água que só acarreta prejuízos para todos, não precisamos ficar horas no banho e nem de tanta água pra lavar a louça.
O desperdício é a simples atitude consumista dessa sociedade capitalista, que quer praticidade e não pensa nos danos futuros que seu desperdício acarreta.
Desperdício é jogar coisa com serventia no lixo, como eu já falei antes, tudo no lixo pode ser reaproveitado. Pense um pouco antes de joga seu lixo no lixo

Um comentário: